quarta-feira, 13 de abril de 2011

ACONTECE

A festa do Índio
No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio por vários povos indígenas, dentre elesosXacriabá, Pataxó eTupiniquim. Durante as comemorações, os grupos se reúnem em suas etnias para fazerem seus rituais, cantos e brincadeiras.
Neste ano, acontecerá pela primeira vez na Bahia o encontro dos Pataxó da aldeia de Barra Velha, em Porto Seguro, com as aldeias vizinhas.
Na reserva Xakriabá, em São João das Missões, no norte de Minas Gerais, a festa em comemoração ao Dia do Índio ocorrerá durante todo o dia todo. Visitantes de cidades vizinhas estarão presentes para prestigiarem o evento.
Na aldeia Tupiniquin no Espírito Santo, a comemoração também acontecerá durante todo o dia e terá palestras, danças e comidas típicas. À noite, serãorealizados shows musicais.
A festa de santa cruz
Na reservaXakriabá acontece todos os anos a festa tradicional de Santa Cruz, que se inicia no dia 23 de abril e termina no dia 2 de maio. Nesse período, as pessoas se reúnem à noite para rezar nos cruzeiros, onde se encontram crianças, adolescentes e os mais velhos. A cada dia são escolhidas duas pessoas que serão responsáveis pela organização do cruzeiro com enfeites e velas. Na casa do noiteiro, que é a pessoa responsável pela organização da festa,é realizada forró com muitas comidas e bebidas.Essa tradição é mantida desde os nossos antepassados
Cametxa
Já está em funcionamento na aldeia Barreiro Preto, reserva Indígena Xakriabá em São João das Missões, a Cametxa, casa de medicina tradicional. O projeto da Cametxa foi elaborado em 1998 pela comunidadeXakriabá com o apoio do CIMI (Conselho Indigenista). Diariamente, são produzidos vários remédios tradicionais, além de óleos etinturas, feitos através do conhecimento das pessoas mais velhas. A Cametxa conta também com uma cozinha experimental que busca o aproveitamento de frutos do cerrado.
Rosilene, Rosângela, Rosimere, Santilha, Vera

Nenhum comentário:

Postar um comentário