quarta-feira, 13 de abril de 2011

A língua indígena


              
A língua é um dos elementos mais importantes da cultura de um povo, pois através dela transmitimos a nossa memória, os nossos conhecimentos tradicionais, ou seja, a nossa verdadeira identidade.
Por ser um elemento fundamental da cultura de um povo, a partir da chegada dos portugueses no Brasil, a maioria das línguas indígenas foram extintas e algumas, adormecidas.
As pesquisas linguísticas mostram que, antes da chegada dos portugueses, existiam cerca de 1.200 línguas indígenas faladas no Brasil. Com o processo de colonização, esse número se reduziu para, aproximadamente, 180 línguas.
Nós, professores Pataxó, da Bahia e de Minas Gerais, estamos trabalhando no processo de revitalização da nossa língua, o Patxôhã. Esse trabalho surgiu com o objetivo de fortalecer nossa cultura.
Nossos velhos e lideranças tinham a preocupação de que nossa língua fosse extinta, por isso fizeram projetos de pesquisa para coletar os conhecimentos da língua e cultura dentro das aldeias da Bahia e de Minas Gerais. Todos os pesquisadores índios se deslocaram para todas as aldeias Pataxó, para pesquisar com os mais velhos as palavras que eles ainda conheciam.
A partir do resultado da pesquisa foram produzidos alguns materiais didáticos, como: um vocabulário com mais de 2.500 palavras e dois livros – Raízes e Vivência Pataxó, e Uma História de Resistência. Com esses materiais, trabalhamos em sala de aula, envolvendo não só a língua, mas também os costumes e tradições da nossa cultura.
Hoje, um dos maiores resultados de todo esse trabalho é a interação das crianças e jovens Pataxó com língua e com toda sua cultura tradicional.

Alex Ferreira, Akerlan Nascimento, Everton Braz, Clécia Nascimento, Inaiá Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário