quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tecnologia e cultura

       Os Kanhgág são um povo indígena que habita a área geográfica pertencente ao atual estado do Rio Grande do Sul. Hoje, encontram-se aldeados em áreas específicas, os chamados ''toldos'' ou ''postos indígenas'', localizados em vários municípios gaúchos, como Nonoaí, Sarandi, Lagoa Vermelha, Iraí, Guarita, etc. Os Kanhgág ocupam regiões de outros estados da Região Sul e de São Paulo.
       Os índios Kanhgág criaram um site. Esse trabalho foi elaborado principalmente com autorização dos mais velhos da aldeia, já que estaria expondo um conjunto de fatores de um povo, como língua, crença etc. No site, podem ser encontrados vários materiais, como fotos, vocabulário, dentre outros. O endereço é www.kanhgag.org.

        O interessante é que o site está todo escrito na língua Kanhgág, por isso é um recurso próprio para os kanhgág e para quem possa compreendê-lo. Ele já foi criticado por não indígenas de outros países, por estar escrito na língua materna e não traduzido para um idioma acessível a todos. Os indígenas têm direitos diferenciados e, independente disso, diversos países lançam sites em suas próprias línguas. Nem por isso são criticados, ao contrário, buscamos formas de tradução para que possamos enriquecer nosso vocabulário cada vez mais.
       Umas das importâncias de tudo isso é que o site acaba sendo uma forma de registrar a língua dos Kanhgág, que vai se estender por muitos tempos. Futuramente, eles não terão problemas de revitalização de línguas, como o povo Xakriabá, Pataxó etc. Pois a língua Kanhgág está presente na própria aldeia e registrada na internet.

Língua materna morre?

As línguas maternas de algumas etnias não morreram, elas adormeceram! Com o passar dos tempos, aos poucos, estão sendo revitalizadas algumas línguas, devido às pesquisas dos próprios indígenas dentro das aldeias e através de intercâmbio com povos do mesmo tronco linguístico.
Nem só no período colonial, mas em vários momentos históricos, mesmo após a independência do Brasil, houve no País várias ações para exterminar os indígenas e, com isso, tomar posse das suas riquezas e implantar uma única língua, a portuguesa. Porém, algumas etnias conseguiram manter sua língua com muita luta.
   Um fruto disso é a língua do povo Xakriabá, que pertence ao tronco linguístico macro-jê, que ficou adormecida por muitos anos.   Hoje, os Xerentes, povo do mesmo tronco linguístico, estão contribuindo com os Xakriabá e criaram até um intercâmbio para o resgate da língua.

Assim, na história indígena, foram vários os momentos de conflitos e lutas. Nos dias atuais, os indígenas estão ocupando seu espaço na sociedade como no exemplo do site produzido pelo povo Kanhgág e do movimento de recuperação da língua pelo povo Xakriabá.

Elizamar Gomes, Givaldo França

Nenhum comentário:

Postar um comentário